Somos as professoras Inês, Luzia e Lia Fernandes da rede municipal de ensino de Uberlândia-MG.O objetivo principal deste blog é desmistificar a idéia de que a matemática é o bicho papão,principalmente na cabeça dos nossos alunos.
domingo, 29 de dezembro de 2013
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Um Deus Indignado
Escrito por Lia Fernandes.
A Bíblia deixa bem claro e evidente a graça e a misericórdia de Deus.
Só que nela é bem nítido também , que o Deus vivo é Deus de amor,mas também é Deus de vinganças.E é sobre isso que Deus tem falado no meu coração nesses dias. Saber que a vingança pertence a Ele,e que Ele de verdade se importa,e não está alheio as injustiças faz meu coração e minha alma se acalmar e descansar nas promessas de Deus,que jamais vão falhar,porque Deus é soberano sobre todas as coisas.Diante da soberania do Deus Todo Poderoso, o meu coração e os meus joelhos se curvam.
Meditando no livro do profeta Naum,eu tenho a plena convicção,que o Deus Vivo é Deus de amor,mas Ele também é Deus zeloso é Deus de vinganças.
A Bíblia diz que o Deus vivo não tem prazer nas injustiças e que Ele ajuda ao necessitado quando clamar,e ao aflito,e ao que não tem quem o ajude.
A Bíblia confronta a maldade.Temos passagens claras onde Deus diz que não é para ter misericórdia,de quem Ele não vai ter misericórdia.
Basta ver o que aconteceu com Nínive no livro do profeta Naum,com Sodoma e Gomorra,e tantas outras cidades e pessoas que usaram de extremas perversidades,e/ou abominações,que o juízo e a condenação de Deus foram simplesmente inevitáveis,porque chega simplesmente um momento que Deus diz basta,pois Ele dá a última Palavra.
Ninguém que plantou erva venenosa, vai colher alface,tenha certeza disso.
No livro de Naum vemos toda a ira de Deus contra Nínive.O livro de Naum declara no capítulo 1 que o Deus vivo é extremamente zeloso e vingador. Deus tem um nome a zelar,Ele vela pela Sua Palavra para a cumprir.
No capítulo 1 do livro de Naum vemos que quando Deus da vazão a sua ira e ao seu furor,o seus castigos são terríveis,e Ele não fica só na ameaça,o Deus vivo executa completa vingança contra os adversários e manifesta todo o seu furor contra os inimigos.
O livro de Naum exalta e deixa bem evidente a Paciência de Deus,bem como a sua infinita misericórdia.Mas prosseguindo na leitura desse livro abençoado,logo no capítulo 1 , não há dúvidas que o Deus Soberano não inocenta e não deixará os culpados impunes.Ver Naum 1 :1 a 3).
Em Naum 1:3-- Constato uma grande verdade: o vendaval e as tempestades são os caminhos de Deus,eas nuvens são os resultados dos seus rastros,são a poeira de seus pés.Vou me preocupar pra quê?
As nuvens são a poeira dos pés do Deus Eterno.Se olharmos para o céu em qualquer lugar desse planeta veremos nuvens ,ao mesmo tempo que outras pessoas,em vários lugares diferentes ao mesmo tempo,no mesmo momento.Então a Onipresença do Deus Eterno se manifesta visível,em todo lugar na poeira de Seus pés. A Onipresença de Deus está caminhando por todo Planeta deixando seus rastros celestiais. Quando você olhar para uma nuvem,lembre-seque Deus não está parado,estático.Deus está em constante movimento.Deus está caminhando.Deus faz seus caminhos nas tempestades,nos vendavais, em cada chuva que cai.Anime-se,reaja,Deus está no controle.
Se o mar está agitado,ao som da voz de Deus,quando Deus dá a bronca,quando Ele cata a chinela, o mar e sua braveza são repreendidos,e se precisar Deus,corta o topete de suas ondas empoladas,e o faz secar.(Naum 1:4).Até os rios se secam diante da vontade de Deus,me fazendo passar a pés enxutos,e sair ilesa,contra as invasões,investidas e perseguições de todos os meus inimigos,fazendo meu coração dormir tranquilo,sob a proteção das Asas do Deus Altíssimo.
Bem aventurado é o Senhor,que tem engrandecido suas misericórdias para comigo,para com a nossa família e o nosso lar,numa cidade sitiada.Deus é Justo !
A minha alegria é contínua,pois sei que Deus tem o controle.Me alegro em saber que diante da soberania de Deus todos têm que se curvar. Quando o deus vivo se aproxima os montes tremem, e as colinas se derretem,a Terra toda se agita diante da sua Santa Presença.
Naum 1:6 diz: ninguém pode resistir a indignação de Deus. A Bíblia diz mais; Deus sente indignação todos os dias.
Ninguém pode suportar o despertar da ira do Deus Todo poderoso,o grande El-Shaddai.Quando o furor de Deus chega,ele se derrama como fogo. Até as rochas se despedaçam diante da presença do deus Único e Verdadeiro.( Naum 1:6)
A misericórdia e a bondade de Deus são exaltadas no livro de Naum,deixando bem claro,que o Deus Eterno é um Refúgio Poderoso,principalmente em tempos de angústias. (Naum 1:7)
Mas não se engane ,nem se iluda , de Deus não se zomba.Ele protege e guarda os seus escolhidos,e se preciso for vem como uma enchente devastadora para executar castigo e juízo contra os inimigos,os perversos,os injustos. (Naum 1:8).
E se armam contra Deus e o seu povo,Ele destrói os intentos, os planos dos inimigos,dos maus. (Naum 1:9) Deus os consome como palha seca.
Naum 1:1 delata e desmascara os maus e seus pérfidos intentos, deixando claro quem trama as perversidades , as maldades,vão ter sua merecida recompensa. O Deus Vivo na sua onisciência deixa bem claro, a atitude que Ele toma diante das injustiças:serão ceifados e destruídos. Naum 1:12.
Deus traz o escape, o socorro , o alívio, o refrigério,grandes livramentos para o seu povo.( Naum 1:12).
O Deus vivo vem em socorro do seu povo,Ele se levanta do Seu Santo Trono,e quebra o jugo e arranca as algemas. ( Naum 1:13)
Naum 1:14: Deus lança o castigo e a maldição sobre a cabeça dos perversos,sobre os opressores.
Naum 1:15: o Deus vivo anuncia o livramento, Ele da boas notícias para o seu povo escolhido.
Deus declara: nunca mais o perverso fará invasão,nunca mais invadirá. (Naum 1:15) Deus afirma que eles já estão totalmente destruídos,pois o Deus vivo jamais inocenta o culpado. O mau é evidente não ficou e não fica sem castigo mesmo.
No capítulo 2 do livro de Naum vemos que Deus levanta um ímpio,um grande destruidor, para executar juízo e castigo contra Nínive,cotra os adversários,contra os inimigos do povo de Deus.
Deus promete restauração ,renovo e reparação para o seu povo escolhido.E diz mais; que mesmo que todo o Exército inimigo ,seus cavalos,seus carros,caminhões,todas as suas tropas de guera se levantem contra o povo de Deus, eles vão cair derrotados junto com suas fortalezas, porque o Deus vivo é Deus de Guerra,Ele é Deus de batalhas,jamais perdeu, e jamais vai perder.O Sangue de Jesus Tem Poder !
Quando os canais da ira de Deus são abertos,os palácios da maldade desmoronam,desabam em total ruína.(Naum 2:6)
A maldade não fica oculta,ela transborda,fica as claras,é desmascarada.Deus traz a tona todas as tramóias,todos os intentos malignos.Ele revela o profundo e o oculto mesmo .
Os odres velhos da fofoca,calúnia, mentiras,hipocrisias,falsidades, invejas,malícias,perseguições,maldades não podem suportar o vinho novo da justiça divina ,e vão se romper (Naum 2:8).
O Deus vivo queima no seu fogo de vingança os carros e os caminhões das perversidades, das safadezas, das maldades. (Naum 2:13)
No capítulo 3 do livro do profeta Naum; vemos que sobre a cidade de Nínive e seu povo sanguinário, devassos,criminosos,ladrão, feiticeiros,idólatras,fraudulentos,desonestos, perversos; só restou lamento,desprezo, dessolação,castigo e juízo.
E Deus diz mais; vai custar encontrar quem se compadeça,que console Nínive. Vai procurar e não vai achar misericórdia e sequer proteção. Aqui se faz é aqui que se paga mesmo.
Naum 3:8 fica claro que Nínive se achava melhor que os outros, superior,acima do bem e do mal. Resta para Deus deixar bem claro que Nínive não era melhor e nem superior a ninguém. Só que a ficha de Nínive caiu um pouco tarde.
Naum 3:19 deixa claro que o castigo de Nínive foi inevitável. Deus deu muitas oportunidades de redenção para a perversa, arrogante ,soberba cidade de Nínive.
O Deus vivo e justo, deu claras evidências da sua imensa graça e misericórdia sobre Nínive. Ele deu mostras do Seu favor para com eles, e favor imerecido. Basta ler o livro do profeta Jonas, o amor e a graça divina são nítidos ,incomensuráveis e escancarados no livro de Jonas sobre o povo e a cidade de Nínive.
Segundo o livro do profeta Naum ,no capítulo 3 :19, vemos que Nínive não se emendou,voltou as velhas práticas e consequentemente, o juízo divino foi inevitável. O próprio Deus declara que não há cura para as chagas de Nínive,sua ferida é mortal.Nínive é uma cidade eternamente doente. Tanto que depois da destruição da cidade de Nínive,nunca mais ela foi reconstruída.
De Nínive só restou as más notícias, pois Nínive despejou suas maldades e crueldades por todos os lados, e pagou caro por seus atos abomináveis.
Da grande cidade de Nínive,hoje restam apenas ruínas cobertas de areia. Tudo que foi profetizado pelo profeta Naum a respeito de Nínive se cumpriu na íntegra. A perversa e opressora Nínive caiu de vez, para nunca mais se levantar. Porque o Deus verdadeiro é Deus de amor e de misericórdia, mas também é Deus de ira ,de castigo e de vinganças.Ele é Justo.
Escrito por : LIA FERNANDES
Fonte: Bíblia Sagrada.
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Aqui se faz é aqui que se paga ! ;E a hora do Acerto de CONTAS !
Aqui se faz é aqui que se paga mesmo ! É a hora
do Acerto de CONTAS
Escrito por Lia Fernandes
A morte que estava só na espreita, já saiu do
hades.
A morte já subiu, e já penetrou pelas janelas dos
perversos
A morte invadiu e destruiu tudo aquilo que eles e
elas chamavam
De fortalezas, destruindo seus excessos de confiança ,a arrogância
Flertaram com a morte,e a morte correspondeu
E compartilhou do mesmo sentimento
E no momento preciso e certo fez seu acerto de
CONTAS final.
Eliminando os protagonistas,os coadjuvantes e os
figurantes
Dos atos injustos,ignorando classes sociais ou
hierarquias.
O Anjo da
morte no pleno exercício da sua função ,fez o que sabe fazer , e ele é
competente no cumprimento de seu ofício.
E cadáveres ficarão estirados como esterco em
campo aberto, sem que ninguém se importe, se compadeça, sem que ninguém os
ajunte.
O Deus vivo e Todo-Poderoso é justo, ele age com
honestidade, com
Lealdade ,com Justiça, com Retidão.Ele não aceita
suborno.
O Deus Eterno, é o Deus Verdadeiro,quando Ele se
ira, a Terra treme
E ninguém pode suportar o furor da Sua ira.Com
Deus não se brinca.
De Deus não se zomba, o Deus vivo,julga com juízo
justo, Ele não tem Mesmo prazer nas injustiças.
A favor de seus filhos e de suas filhas,os
verdadeiros,a favor dos justos
O Deus Vivo se levanta do Seu Santo Trono,e da
ordens a meu favor
Deus já mandou o Arcanjo,todos os seus Anjos,os
Querubins,os Serafins,já mandou a meu favor o Anjo destruidor( ver I Corintios
10:10).
O Deus vivo já deu ordens ao Arcanjo,e nas
maiores alturas Ele já esta
Pelejando,já esta guerreando,a batalha espiritual começou a batalha contra o mundo tenebroso,contra as entidades do mal,Contra os
instrumentos satânicos.Nesta batalha do bem contra o mal, o poder Que há no
Sangue de Jesus é a Arma Principal,Jesus é o Senhor dos Exércitos, Ele já se
levantou do Seu Santo Trono, Sua espada de Vingança de ira,de indignação e de Justiça,já esta desembanhaiada.
O Todo Poderoso já entrou na guerra em posição de
Vitória, o
Deus Vivo nunca perdeu,e jamais vai perder uma
batalha.
Afinal aqui se faz, é aqui que se paga
mesmo.Chegou a hora do ACERTO DE CONTASSSS !
ESCRITO POR LIA FERNANDES !
sábado, 20 de julho de 2013
quarta-feira, 17 de julho de 2013
domingo, 16 de junho de 2013
domingo, 26 de maio de 2013
sábado, 23 de março de 2013
quarta-feira, 20 de março de 2013
sexta-feira, 15 de março de 2013
quinta-feira, 14 de março de 2013
artigo sobre educacão
Reflexões sobre Tecnologias Educativas
Análise do texto Tecnologia Educativa e Currículo:
caminhos que se cruzam ou se bifur-cam?
Lia Fernandes
É inquestionável a importância da tecnologia na vida cotidiana, conseqüentemente a sua inserção no contexto educacional foi inevitável. Atualmente é imprescindível incluir a tecnologia no currículo escolar.
De acordo com Saviani a escola tem que estar preparada para acompanhar o progresso:
“A escola esta ligada a este processo, como agência educativa ligada às necessi-dades do progresso, as necessidades de hábitos civilizados, que correspondem à vida nas ci-dades. E a isto também está ligado o papel político da educação escolar enquanto formação para a cidadania formação do cidadão. (Saviani, 1996: p-157).”
A princípio a Tecnologia Educativa estava restrita a utilização de meios e recursos tecnológicos áudios-visuais nas atividades de instrução e treinamento, ela é contemporânea da instrução programada, onde o aluno fornecia respostas esperadas, ambos influenciados pelo “behaviorismo”.
A partir de 1970 ela sofre uma grande mudança para atender aos apelos de uma civilização visual e auditiva.
Atualmente a tendência da Tecnologia Educativa é mais cognitivista. O foco não está mais no modo de utilizar as tecnologias, mas está nos seus aspectos mais importantes e como integrá-los no programa curricular para o desenvolvimento educacional.
No processo de cognição o que vale aqui não é a resolução de problemas previamente colocados, mas entrar na espessura do problema e problematizar-se com ele.
Neste sentido aprender é, antes de qualquer coisa, constituir um problema e formar com ele um campo problemático. (cf. Kastrup, 1997).
Mas a Tecnologia Educativa não deve se apoiar só no modelo cognitivista.
Os principais focos e as principais transformações que a tecnologia educativa e currículo certamen-te terão de enfrentar é; na organização e estruturação dos ambientes de aprendizagem, no papel mais ativo do aluno e no desenvolvimento e gestão do currículo.
A Tecnologia Educativa precisa de um Desenvolvimento Curricular adequado às demandas da sociedade, abrangendo os desafios atuais de ordens sociais, culturais, políticas, econômicas, ambientais, etc.
Artigo 26 da LDB em relação à organização curricular: “base nacional comum, a ser complemen-tada, em cada sistema de ensino e por parte diversificada que atenda as especificidades regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e do próprio aluno, integração e articulação dos conhecimentos em processos permanentes de interdisciplinaridade e contextualização.”
Logo o currículo deve ser organizado e construído a partir dos problemas e preocupações de interesse e realidade da comunidade escolar, diferenciando dos currículos acadêmicos e fragmenta-dos por disciplinas, sendo assim, o aluno torna-se o ser ativo do processo ensino-aprendizagem.
O mais importante papel de um currículo é o da produção de identidades pessoais.
Em síntese, ainda temos uma educação de imprensa no mundo audiovisual. Nesse mundo globali-zado a educação é um grande recurso para uma estruturação mundial.
A educação e a formação para a utilização educacional das TICs é elemento decisivo no desenvol-vimento e inovação do currículo (Área, 1996), na reorganização dos processos de aprendizagens e na modificação global do modelo de ensino (Pacheco, 2001).
Se a teoria curricular tem uma palavra a dar, já que se trata do currículo escolar, do mesmo modo a Tecnologia Educativa tem muito a dizer, porque as tecnologias no processo educativo são os seus cartões de identidade (Valer Rueda, 2001: 263).
“O currículo é um processo porque se trata apenas de uma proposta, e é uma práxis, porque o conhecimento é um processo construtivo.” (Custeles, 200: 78).
A concepção do currículo como hipertexto (Landow, 1992; Pacheco, 2001; Martins, 2001) é talvez a mais feliz metáfora para um modelo curricular do novo “mundo digital” (Negroponte, 1996).
Silva refere (1998: 209) “... o professor é o principal protagonista sobre quem recai a última palavra na integração das mídias.”
“Sem uma correta integração e valorização do componente pedagógico na “alfabetização digital” dos professores, corre-se o risco de reforçar o analfabetismo funcional digital.” (Pretto & Serpa (2001)).
Na opinião de Área (1996: 11) a cultura organizativa dominante na escola tem se caracterizado pela “... fragmentação, isolamento, individualidade e ausências de experiências partilhadas.”
A escola precisa de uma renovação pedagógica. Só criando condições de igualdade no acesso à informação a escola assumirá a verdadeira função social que hoje lhe cabe e é solicitada. Só assim a escola poderá ajudar os jovens no correto exercício da cidadania (Patrocínio, 2001).
Todas essas questões interessam tanto a Tecnologia Educacional como ao Desenvolvimento curricular, ajudando formar cidadãos mais cultos, responsáveis e críticos, no desenvolvimento de uma sociedade democrática.
Fontes:
Título: Tecnologia educativa e currículo: caminhos que se cruzam ou se bifurcam? Autor: Coutinho, Clara Pereira
• INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - EDUCADORES E EDUCAN-DOSPublicado por Enya el enero 27, 2009 a las 3:14pm
• Ver el blog de Enya
Currículo e Tecnologia Educativa _ Vol. 1
Organizador(es) | »Paraskeva, João M. »Oliveira, Lia R.
A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL-Maria Hermínia Benincá Schenkel
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacional
http://edutec.net/tecnologia%20e%20educacao/edhist.htm
quarta-feira, 13 de março de 2013
domingo, 10 de março de 2013
sábado, 9 de março de 2013
sexta-feira, 8 de março de 2013
quinta-feira, 7 de março de 2013
quarta-feira, 6 de março de 2013
segunda-feira, 4 de março de 2013
domingo, 3 de março de 2013
sábado, 2 de março de 2013
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)